30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

Lula decidiu indicar Dino para STF e Gonet para PGR, dizem fontes

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

Segundo informações, o anúncio deve ser feito nas próximas horas, antes de o presidente embarcar para o Oriente Médio. Lula chamou Dino para uma reunião agora de manhã. O encontro não estava previsto na agenda.

O presidente também confirmou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Gonet tem o apoio e simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes — de quem foi sócio —, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

Já o nome de Flávio Dino para o STF sofre resistência até mesmo de parlamentares aliados.

Para assumir os cargos, os nomes de Dino e Gonet precisam ser sabatinados e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, aprovados pelo plenário.

No final de outubro, o Senado rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. A rejeição, a primeira da história da Defensoria Pública da União, foi tida como um recado para o Planalto.

Leia mais

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!