30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Lula determina traslado do corpo de brasileira na Indonésia, contrariando o Itamaraty

Presidente decide trazer corpo de Juliana Marins para o Brasil mesmo com negativa do Itamaraty

Imagem: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o traslado do corpo da jovem Juliana Marins, brasileira que morreu ao cair em um vulcão na Indonésia. A decisão presidencial contradiz a posição oficial do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Especialistas afirmam que há brechas na legislação brasileira que regula a assistência consular por decisão do presidente da República. Ou seja, a medida pode ser interpretada como legal, apesar de contrariar a interpretação tradicional do Itamaraty.

Secom não esclarece base jurídica

Procurada pela imprensa, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) não explicou a base jurídica da decisão de Lula. Além disso, não forneceu detalhes sobre como o procedimento será realizado ou financiado.

Itamaraty afirma que não pode custear traslado

Na quarta-feira (25), o Itamaraty divulgou que, conforme a legislação vigente, o governo federal não pode custear o traslado de restos mortais de brasileiros falecidos no exterior. A decisão, de acordo com o órgão, cabe exclusivamente à família.

O que diz o Decreto 9.199/2017

Veja o trecho do artigo 257 do Decreto 9.199/2017 citado pelo Itamaraty:

“§ 1º A assistência consular não compreende o custeio de despesas com sepultamento e traslado de corpos de nacionais que tenham falecido no exterior, nem despesas com hospitalização, excetuados os itens médicos e o atendimento emergencial em situações de caráter humanitário.”

Apesar disso, o governo federal, sob decisão direta do presidente, deve arcar com o transporte do corpo, abrindo espaço para discussões jurídicas e políticas sobre o alcance da assistência consular.

A decisão de Lula não apenas contraria o entendimento tradicional do Itamaraty, como também pode abrir precedentes para novos casos semelhantes. Enquanto especialistas debatem a legalidade da medida, a família de Juliana Marins agora terá o apoio estatal.

Leia mais

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

VEJA: Homem tenta jogar ‘merenda’ para detentos e acaba preso em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!