O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (21) que ficou chateado por sua reunião com o ucraniano Volodymyr Zelensky não ter ocorrido, mas que a conversa pode se dar em outro momento. O petista disse que a reunião foi marcada, mas que o presidente da Ucrânia não compareceu.
– Não fiquei decepcionado, fiquei chateado porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto. Por isso que eu marquei aqui no hotel, apenas isso. Mas veja, o Zelensky é maior de idade, ele sabe o que faz. Se não deu certo nessa oportunidade, vai dar certo em outra – declarou.
O chefe do Executivo afirmou que há 15 dias enviou Celso Amorim, seu principal conselheiro de política internacional, para conversar com Zelensky. Lula também disse que sua impressão é que, por enquanto, o ucraniano e o presidente russo Vladimir Putin não estão dispostos a negociar o fim da guerra.
– Parece que os dois [Zelensky e Putin] acreditam que alguém vai ganhar e não precisa discutir a paz – disse Lula.
Lula declarou ainda que em algum momento os presidentes dos dois países vão querer negociar, e que negociação não é rendição. O petista ressaltou também que está disposto a ir nos dois países para discutir o fim do conflito.
– Estou pronto para ir à Rússia, para ir à Ucrânia, para ir ao fim do mundo para discutir o fim dessa guerra. Agora não, porque eles não querem (…). Paz só é possível se os dois quiserem – completou.