31.3 C
Manaus
13 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Lula se reúne com o Papa Leão XIV no Vaticano e fala sobre fé, desigualdade e combate à fome

Lula encerrou mencionando a possibilidade de uma visita papal ao Brasil, ainda sem data confirmada.

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Em suas redes sociais, Lula afirmou ter conversado com o pontífice sobre religião, fé, o Brasil e os desafios globais que o mundo enfrenta.

Durante o encontro, o presidente parabenizou o papa pela Exortação Apostólica “Dilexi Te”, destacando a mensagem de união entre fé e o amor pelos mais pobres. “Precisamos criar um movimento global de indignação contra a desigualdade”, afirmou Lula, que classificou o documento como uma referência moral e espiritual.

O petista também relembrou sua relação próxima com líderes religiosos brasileiros, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e Dom Jaime Spengler, atual presidente da CNBB.

Lula aproveitou a audiência para falar sobre sua participação no Fórum Mundial da Alimentação da FAO, onde houve o reconhecimento de que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O presidente ressaltou o papel da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada sob liderança brasileira durante o G20.

O presidente também convidou o papa para participar da COP30, que será realizada em Belém, no coração da Amazônia, em novembro. Por conta do Jubileu, o pontífice afirmou que não poderá comparecer, mas prometeu enviar representantes do Vaticano.

Lula encerrou mencionando a possibilidade de uma visita papal ao Brasil, ainda sem data confirmada. “Será recebido com carinho e fé pelo povo brasileiro”, disse. Ele também citou a fé demonstrada no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Leia mais

RB do Norte, Amazon City, Real Amazonas e Amazonas avançam às semifinais do Sub10

Matheus Valadares

Redemoinho mortal em Novo Aripuanã deixa dois jovens mortos e um ferido

Matheus Valadares

Agricultor diz ter seguido “visões” antes de se perder três dias na mata em Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!