26.3 C
Manaus
16 de junho de 2025
DestaquesPolítica

Lula expressa homenagem e amizade em velório do ex-presidente Pepe Mujica

FOTO/REPRODUÇÃO

Nesta quinta-feira, 15, o presidente Lula chegou a Montevidéu, Uruguai, para prestar suas homenagens ao ex-presidente Pepe Mujica, que faleceu aos 89 anos nessa terça-feira (13). Na ocasião, Lula viajou de Brasília após uma escala na China, embarcando às 9h40 e chegando ao Uruguai às 13h02.

Acompanhado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, Lula participou do velório pouco depois das 14h. Lá, ele saudou calorosamente a viúva de Mujica, Lucía Topolansky, ex-vice-presidente e ex-senadora do Uruguai.

Em seguida, Lula interagiu com o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, e se aproximou do caixão, demonstrando respeito e solidariedade.

Durante a coletiva de imprensa, Lula revelou que entrou em contato com Orsi em Pequim assim que soube da morte de Mujica, para saber detalhes do velório. Ele destacou a forte amizade de 25 anos com o ex-presidente uruguaio, afirmando:

“Eu não o respeito apenas como político. Pepe Mujica é mais do que isso. É um ser humano muito, muito especial para quem pensa no passado, no presente e no futuro.” Lula acrescentou, emocionado: “O que é gratificante para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre.”

Depois do evento, Lula retornou à Base Aérea para seguir de volta a Brasília. A comitiva brasileira contou com o ministro Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o senador Humberto Costa (PT-PE), e os deputados federais Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Mujica faleceu após lutar contra um câncer de esôfago, que se espalhou pelo corpo, conforme ele mesmo havia anunciado em janeiro. No dia anterior à sua morte, a esposa, Lucía Topolansky, comunicou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos.

 

 

Leia mais

Israel ataca sede da TV estatal iraniana em Teerã durante transmissão ao vivo

Matheus Valadares

Ellen Fernandes comemora 20 anos de carreira com o show “Coração Sonoro” em Manaus

Matheus Valadares

Caminhão carregado com recicláveis tomba na Avenida Puraquequara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!