O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste domingo (12) a Roma, na Itália, para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). O evento começa nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 18.
O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, fez o convite em julho, após o anúncio de que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O país reduziu para menos de 2,5% o número de pessoas em risco de subnutrição.
Em entrevista recente, Lula comemorou o feito e afirmou que será o orador principal do fórum. “Conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo”, disse o presidente.
Durante a viagem, Lula também participa da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa foi criada durante a presidência brasileira no G20. O encontro, presidido em parceria com a Espanha, vai avaliar os avanços no combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Haiti e Zâmbia.
Ainda nesta segunda-feira (13), o Papa Leão XIV receberá o presidente no Vaticano. Será o primeiro encontro entre ambos desde a eleição do pontífice, em maio deste ano.
Lula também vai inaugurar o escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que terá sede na FAO e unidades em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
O retorno da comitiva presidencial ao Brasil está previsto para o final da segunda-feira.