28.3 C
Manaus
31 de agosto de 2025
DestaquesMundo

Lula libera avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza

Foto: Reprodução

Com capacidade para ate 40 passageiros, o avião de modelo VC-2, da Presidência da República, foi cedido pelo Planalto e decolou de Brasília rumo ao Egito nesta quinta-feira (12), a fim de resgatar os brasileiros que estão presos em Gaza, em meio à guerra entre Israel e Hamas. Ele chegará a Roma, na Itália, nesta sexta (13) e lá ficará até obter autorização para seguir para o Cairo.

Segundo informações do portal G1, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala está aguardando a formação de um corredor humanitário por onde os brasileiros passarão. Até o momento, 22 deles já pediram repatriação. Estima-se que haja cerca de 30 deles no território.

A representação diplomática brasileira na Palestina afirma que 13 brasileiros estão abrigados em uma escola católica na Faixa de Gaza. A região está sendo bombardeada pelos israelenses como resposta ao ataque terrorista do Hamas, no último sábado (7).

De acordo com a Força Aérea Brasileira, os aviões VC-2 são usados em missões de transporte especial e a aeronave foi acionada em caráter de urgência nesta quinta. Esses mesmo modelo chegou a ser utilizado para repatriar brasileiros que estavam na China quando a pandemia da Covid-19 eclodiu.

No caso da crise no Oriente Médio, o governo brasileiro pretende retirar os brasileiros por meio da fronteira com o Egito e levá-los até Cairo, capital do país. Lá, eles embarcarão no avião presidencial e retornarão a terras brasileiras, longe dos perigos da guerra que já deixou milhares de mortos.

Leia mais

Flamengo e Grêmio empatam por 1 a 1 no Maracanã pela 22ª rodada do Brasileirão

Matheus Valadares

Investigadora conhecida como ‘Vivi da Extorsão’ é presa em Manaus

Matheus Valadares

Amazonense Paulinho De’Carli conquista pole position e quebra recorde da categoria P4 no Velocitta

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!