O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como favorito nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pela consultoria Quaest, em parceria com a Genial Investimentos. O levantamento mostra o petista à frente em todos os cenários simulados.
Com a indefinição na direita e na extrema-direita, Lula mantém vantagem confortável sobre possíveis adversários como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, também foi testado.
Nos cenários de primeiro turno, o presidente tem entre 35% e 43% das intenções de voto. Já Bolsonaro aparece como o rival mais competitivo, com 26%. Em um segundo turno, Lula venceria por margens que variam de 9 pontos (contra Ciro Gomes) a 23 pontos (contra Eduardo Leite, do PSD).
O levantamento também indica que o petista ampliou sua vantagem sobre Tarcísio, seu principal adversário dentro da direita. Desde julho, a diferença entre os dois passou de quatro para 12 pontos percentuais, após o impacto econômico do “tarifaço” de Donald Trump contra produtos brasileiros.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.