18 de março de 2025
DestaquesPolítica

Lula pediu a Gleisi que selasse trégua com Haddad, dizem aliados

O presidente também foi enfático ao deixar claro que as questões econômicas devem permanecer sob a alçada do ministro da Fazenda.

Foto: Lula Marques/Agência PT

A bandeira branca levantada pela nova ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em direção ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é fruto de um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo fontes próximas ao petista.

De acordo com um aliado, Lula orientou Gleisi a selar a paz com Haddad ao escolhê-la para comandar a articulação política do governo. O presidente também foi enfático ao deixar claro que as questões econômicas devem permanecer sob a alçada do ministro da Fazenda. Esse pedido, segundo relatos, ocorreu pouco antes do anúncio oficial da nomeação da ex-presidente do PT para integrar a Esplanada, e foi prontamente atendido pela nova ministra.

Desde que teve seu nome indicado para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi tem adotado gestos para pacificar a relação com Haddad. O primeiro foi uma ligação ao ministro logo após a confirmação de sua nomeação, como informou à época o âncora da CNN Iuri Pitta. O gesto mais recente aconteceu em seu discurso de posse, na última segunda-feira. Haddad, por sua vez, retribuiu os acenos e, segundo a âncora Tainá Falcão, considerou “muito bom” o pronunciamento da colega.

Os primeiros movimentos da nova ministra foram bem recebidos por líderes da base governista no Congresso. Segundo um deles, Gleisi tem a reputação de ser alguém que cumpre acordos – um atributo que chega em um momento oportuno, já que o desgaste do antecessor, Alexandre Padilha, foi impulsionado justamente por queixas sobre promessas não cumpridas.

Leia mais

Jovem de 13 anos desaparece em Manaus e família busca informações

Marcilon Souza

Gordão da XJ relata Gordofobia durante voo: “Me senti o pior ser humano”

Marcilon Souza

Vídeo mostra turista infartando e morrendo nas escadarias do Cristo Redentor

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!