A bandeira branca levantada pela nova ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em direção ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é fruto de um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo fontes próximas ao petista.
De acordo com um aliado, Lula orientou Gleisi a selar a paz com Haddad ao escolhê-la para comandar a articulação política do governo. O presidente também foi enfático ao deixar claro que as questões econômicas devem permanecer sob a alçada do ministro da Fazenda. Esse pedido, segundo relatos, ocorreu pouco antes do anúncio oficial da nomeação da ex-presidente do PT para integrar a Esplanada, e foi prontamente atendido pela nova ministra.
Desde que teve seu nome indicado para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi tem adotado gestos para pacificar a relação com Haddad. O primeiro foi uma ligação ao ministro logo após a confirmação de sua nomeação, como informou à época o âncora da CNN Iuri Pitta. O gesto mais recente aconteceu em seu discurso de posse, na última segunda-feira. Haddad, por sua vez, retribuiu os acenos e, segundo a âncora Tainá Falcão, considerou “muito bom” o pronunciamento da colega.
Os primeiros movimentos da nova ministra foram bem recebidos por líderes da base governista no Congresso. Segundo um deles, Gleisi tem a reputação de ser alguém que cumpre acordos – um atributo que chega em um momento oportuno, já que o desgaste do antecessor, Alexandre Padilha, foi impulsionado justamente por queixas sobre promessas não cumpridas.