O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia no segundo turno das eleições de 2026 por Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As informações são da pesquisa divulgada na última terça-feira (7) pelo Instituto Gerp.
O levantamento faz parte do 9º Relatório das Eleições 2026 e analisou diferentes cenários de intenção de voto para a disputa presidencial. A pesquisa contou com 2 mil entrevistas, incluindo consultas espontâneas, estimuladas e simulações de segundo turno.
De acordo com o Gerp, Lula perderia para Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio, enquanto aparece tecnicamente empatado com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ciro Gomes (PDT) e Ratinho Jr. (PSD), dentro da margem de erro de 2,24 pontos percentuais. Já em confrontos contra Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), o petista sairia vitorioso.
Mesmo com os resultados desfavoráveis em simulações de segundo turno, o presidente apresentou um dado inédito. Lula aparece numericamente à frente de Jair Bolsonaro na intenção de voto espontânea, com 24% contra 23%.
Embora a diferença esteja dentro da margem de erro, o instituto considera o resultado simbólico. Isso indica uma reativação da lembrança eleitoral de Lula e equilíbrio entre os dois principais polos políticos desde 2018.
O Instituto Gerp também destacou que o cenário de 2026 permanece aberto, com forte polarização e espaço para movimentações entre os eleitores indecisos.