29.3 C
Manaus
10 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Pesquisa Gerp indica que Lula perderia o segundo turno para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio em 2026

O Instituto Gerp também destacou que o cenário de 2026 permanece aberto, com forte polarização e espaço para movimentações entre os eleitores indecisos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia no segundo turno das eleições de 2026 por Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As informações são da pesquisa divulgada na última terça-feira (7) pelo Instituto Gerp.

O levantamento faz parte do 9º Relatório das Eleições 2026 e analisou diferentes cenários de intenção de voto para a disputa presidencial. A pesquisa contou com 2 mil entrevistas, incluindo consultas espontâneas, estimuladas e simulações de segundo turno.

De acordo com o Gerp, Lula perderia para Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio, enquanto aparece tecnicamente empatado com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ciro Gomes (PDT) e Ratinho Jr. (PSD), dentro da margem de erro de 2,24 pontos percentuais. Já em confrontos contra Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), o petista sairia vitorioso.

Mesmo com os resultados desfavoráveis em simulações de segundo turno, o presidente apresentou um dado inédito. Lula aparece numericamente à frente de Jair Bolsonaro na intenção de voto espontânea, com 24% contra 23%.

Embora a diferença esteja dentro da margem de erro, o instituto considera o resultado simbólico. Isso indica uma reativação da lembrança eleitoral de Lula e equilíbrio entre os dois principais polos políticos desde 2018.

O Instituto Gerp também destacou que o cenário de 2026 permanece aberto, com forte polarização e espaço para movimentações entre os eleitores indecisos.

Leia mais

UBS alaga em Manaus e mostra descaso da gestão David Almeida

Matheus Valadares

Estelionatário romântico engana mulheres e encontra a polícia em Santos

Matheus Valadares

Homem aproveita descuido para estuprar a filha do próprio amigo em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!