O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no X pela primeira vez após a rede social voltar a operar no Brasil. Na publicação realizada no início da tarde desta quinta-feira (10), o chefe do Executivo escreveu: “Aqui é Brasil”.
O post do presidente não teve contexto. Na manhã desta quinta-feira (10), Lula gravou vídeos para a campanha eleitoral de candidatos apoiados no segundo turno. O compromisso não constou na agenda oficial do presidente.
STF
O perfil oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) também voltou a publicar na plataforma. Na primeira postagem após a volta, publicou uma longa mensagem sobre o processo de suspensão e retomada do X no Brasil.
“Para que qualquer empresa atue no Brasil, precisa cumprir leis e respeitar a Constituição. A rede social X descumpriu determinações e decisões judiciais, por isso foi suspensa e precisou se adequar à legislação para voltar a operar aqui”, diz um trecho da mensagem, publicada na noite de quarta (9).
Ministros
Ministros de Lula também voltaram a usar o X para divulgar agendas e até fazer campanha. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, usou a rede social para falar sobre a disputa eleitoral em São Paulo. Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, publicou na plataforma para divulgar ações da pasta.
Parlamentares
Deputados e senadores também publicaram na rede social. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT), usou o X para falar sobre iniciativas do Executivo. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) fez críticas ao presidente Lula.