6 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Lula reforça parceria com Suriname e Papua-Nova Guiné durante COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta quarta-feira (5), reuniões bilaterais com a presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, e com o primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape.

Durante o encontro da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Geerlings-Simons destacou que o Suriname é um dos três países do mundo carbono-negativos. Atualmente, está cerca de 90% do território coberto por florestas tropicais. A presidente oficializou a adesão de seu país ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) — iniciativa liderada pelo Brasil. Ela expressou interesse em ampliar a cooperação bilateral nas áreas de políticas sociais e agricultura, com referência ao Bolsa Família e à Embrapa.

Lula parabenizou a líder surinamesa por ser a única mulher atualmente à frente de um país na América do Sul. O presidente lembrou que Brasil e Suriname já realizaram mais de dez encontros de alto nível desde 2023. Além disso, Lula reafirmou o compromisso de fortalecer a integração viária e elétrica entre os dois países. Por fim, anunciou também que a ministra Simone Tebet representará o Brasil nas comemorações dos 50 anos da independência do Suriname, em 25 de novembro.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Em seguida, o presidente brasileiro se reuniu com o primeiro-ministro James Marape, que participou de uma COP pela primeira vez. Marape defendeu a inclusão da pauta de florestas no centro do debate climático e manifestou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Ele destacou o engajamento de Papua-Nova Guiné na conservação florestal e na regulamentação dos mercados de carbono.

O premiê também manifestou interesse em ampliar a cooperação com o Brasil nos setores de agricultura e energia e anunciou que Papua-Nova Guiné abrirá uma embaixada em Brasília. Ele convidou o Brasil a instalar uma missão diplomática em Porto Moresby, convite que Lula recebeu positivamente, propondo uma visita de trabalho ao país para aprofundar o diálogo.

 

Leia mais

Serial killer atrai jovem para encontro amoroso e o mata a facadas no Paraná

Matheus Valadares

OAB-AM apura possível violação de direitos de advogados presos por ligação com o Comando Vermelho

Matheus Valadares

Advogados atuavam como mensageiros de liderança do Comando Vermelho no Amazonas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!