O presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone por cerca de 30 minutos na manhã desta segunda-feira (6). O principal tema foi a retirada das sobretaxas de até 50% aplicadas a produtos brasileiros como café, carne e frutas.
De acordo com o Planalto, Lula pediu a suspensão da tarifa de 40% sobre exportações brasileiras e o fim de medidas restritivas a autoridades do país. Trump, segundo publicação nas redes sociais, afirmou ter “gostado da conversa”.
O diálogo foi considerado amistoso e construtivo. Participaram da ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e o chanceler Mauro Vieira. Alckmin avaliou a conversa como “melhor do que o esperado”, enquanto Haddad disse que o clima foi “positivo”.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conduzirá e negociação, que deve se reunir com ministros brasileiros nos próximos dias. Apesar de os EUA associarem as restrições ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Planalto informou que não trataram do tema e que a “soberania não é negociável”.
Lula também reafirmou o convite para Trump participar da COP30, em Belém, no mês que vem. A conversa pode abrir caminho para um encontro presencial durante a cúpula da Asean, na Malásia, prevista para o fim do mês. Ambos sinalizaram disposição para seguir dialogando.