26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolícia

Madeira ilegal é apreendida em Manacapuru

FOTO: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu 13m² de madeira serrada e 20 metros estéreo de madeira tipo lenha, em ocorrências diferentes, registradas na terça e quarta-feira (13 e 14/02), na rodovia AM 070 e no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Na tarde de quarta-feira, por volta das 14h50, os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizavam patrulhamento na rodovia AM-070, quando avistaram um caminhão amarelo carregado de lenha.

Foi feita a abordagem ao veículo e solicitado do condutor o Documento de Origem Florestal (DOF). O documento apresentado foi analisado e constatou-se que estava em desacordo com a legislação ambiental vigente.

Na ação foi apreendido aproximadamente 20 metros estéreo de madeira tipo lenha, valor estimado do material é de R$46 mil. Diante dos fatos, o condutor do caminhão e a materialidade apreendida foram apresentados na 31ª Delegacia Interativa de Polícia de Iranduba.

 Outra apreensão

Na manhã de terça-feira, por volta das 9h, a equipe policial do BPAmb recebeu denúncia informando que uma serralheria estaria em funcionamento de modo ilegal no município de Manacapuru.

Os policiais militares foram ao endereço informado, onde o proprietário foi questionado sobre os documentos dos órgãos ambientais. Ele informou não possuir a Licença de Operação e o Documento de Origem Florestal (DOF).

No local foi apreendido aproximadamente 13 m³ de madeira serrada. O valor estimado do material é de quase R$2 mil. Diante da materialidade, o proprietário da serraria foi conduzido para a 1ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.

 Crime ambiental

O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta à população que realizar a comercialização ou ter em depósito produtos de origem florestais (carvão ou madeira) sem o Documento de Origem Florestal (DOF), sem o devido licenciamento ou o não cumprimento correto das condicionantes, configura crime ambiental; sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.

 

Leia mais

Manauara bate boca com japonesa em empresa no Japão e viraliza: ‘Mana, tu é lesa, é?’

Marcilon Souza

Feira do Panair é entregue totalmente revitalizada em Manaus

Marcilon Souza

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais