31.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Mais de 100 botos morrem em lago superaquecido de Tefé

Foto: André Zumark/Instituto Mamirauá / BBC News Brasil

O Instituto Mamirauá constatou a morte de 110 botos tucuxis no lago Tefé, nas imediações do porto da cidade, localizada na região do médio rio Solimões, interior do Amazonas.

A identificação dos animais iniciou no sábado passado (23) e terminou nessa sexta-feira (29). Há uma tendência maior no número de morte dos golfinhos de água doce e carcaças dos animais já foram recolhidas.

A média normal de temperatura do lago é de 30ºC a 31ºC nesta época do ano. Entretanto, segundo a líder do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá, Miriam Marmontel, a temperatura subiu para 39ºC, por volta das 18h dessa quinta-feira (28).

Fenômenos como El Niño e o aquecimento do Atlântico Tropical Norte estão por trás desta estiagem no rio Solimões, segundo o pesquisador na área de geociências no instituto, Ayan Fleischmann.

Comunidades ribeirinhas ficaram consternadas com a morte destes animais, entre eles machos, fêmeas, filhotes, adultos e jovens. Segundo pesquisadores do Instituto Mamirauá, a diferença entre esta seca atual e a histórica, registrada em 2010, é que não houve mortandade de botos como fora verificado nos cursos d’água de Tefé.

As causas das mortes seguem em investigação, mas a seca e o esquentamento da água são uma das principais hipóteses. Questões como toxinas e patógenos presentes na água também não estão descartados.

Leia mais

Dudu Camargo se envolve em nova polêmica em “A Fazenda 2025” e relembra histórico de controvérsias

Matheus Valadares

Nas Filipinas, Bernardinho chora a perda da mãe sem conseguir se despedir

Matheus Valadares

Milicianos armados invadem hospital em Santa Cruz em busca de paciente baleado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!