30.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Mais de 100 projetos de Tecnologia e Ciência são apresentados no segundo dia de Expocreati

FOTO/REPRODUÇÃO

O segundo dia da 6ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), realizado nesta quarta-feira, 13/11, trouxe uma rica variedade de projetos desenvolvidos por professores e estudantes das escolas municipais de Manaus. O evento, que ocorre até quinta-feira, 14, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10 de Novembro, é promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e visa incentivar a prática e o envolvimento da população com a ciência e a tecnologia.

No segundo dia de atividades, mais de 100 projetos foram expostos, abrangendo áreas como robótica, ciências, pesquisa e educação ambiental. Entre os destaques, esteve o campeonato “Matemagos”, um torneio digital que desafia os participantes a testar seus conhecimentos em matemática, e o Workshop dos Centros de Tecnologia Educacional (CTEs), que apresentou os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2024 nas escolas municipais.

O gerente de Tecnologia Educacional da Semed e coordenador geral da Expocreati, Austônio Santos, ressaltou o sucesso do evento. “Hoje é mais um dia de socialização entre escolas, professores e alunos. Estamos muito felizes com a grande participação e com as estratégias pedagógicas que utilizam a ciência, a pesquisa e a tecnologia”, afirmou.

Ainda no evento, ocorreu a 12ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, com a apresentação de projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, e o 9º Concurso de Letramento em Programação e Robótica (Procurumim), que também contou com a participação de estudantes e coordenadores de CTEs.

O Workshop, realizado no recém-inaugurado espaço Efex, trouxe 12 projetos apresentados por 42 coordenadores, utilizando novas tecnologias para o desenvolvimento de conhecimento. Um dos projetos em destaque foi o “Transformando materiais recicláveis em instrumentos musicais na abordagem STEAM”, desenvolvido pela coordenadora Sabrina Freitas, do CTE da Escola Municipal Hahnemann Bacelar. Para Sabrina, a participação no evento proporcionou a troca de experiências e o reconhecimento do trabalho realizado. “Compartilhar esse projeto é muito importante, pois amplia o alcance do nosso trabalho e permite que outras escolas possam adotar a ideia”, explicou.

Apresentação

O evento também foi marcado pela apresentação de 100 projetos de pesquisa, sendo 60 da Feira de Ciências e 40 do Programa Ciência na Escola (PCE). Um dos projetos que se destacou foi o da Escola Municipal Nina de Araujo Costa Lins, que utilizou jogos digitais para conscientizar sobre a prevenção do vírus da dengue. A iniciativa, que teve como base os aplicativos Wordwall, Scratch e Octostudio, surgiu para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação.

Gabriela Esteban, de 12 anos, aluna do 6º ano da unidade de ensino, foi uma das estudantes que apresentou o projeto e destacou a importância da experiência. “Está sendo incrível, porque além de poder contribuir com a aprendizagem de outras pessoas, também estou aprendendo muito com os projetos de outros alunos”, disse Gabriela.

Com o objetivo de promover a troca de saberes e estimular a criatividade e o interesse pela ciência, a 6ª Expocreati segue sendo um marco para o desenvolvimento educacional e tecnológico em Manaus, reunindo não apenas estudantes e professores, mas também a comunidade em geral, em um ambiente de aprendizagem e inovação.

Leia mais

VEJA: Jovem sofre gr@ve acid3nte após veículo capotar 5 vezes na Av. Brasil

Matheus Valadares

VÍDEO: Morador de rua é m0rt0 a fac@das no bairro Praça 14

Matheus Valadares

Marcos Braz define partida de despedida do atacante Gabigol

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais