26.3 C
Manaus
16 de abril de 2025
CidadeDestaques

Mais de 286 mil animais estão protegidos contra a raiva, aponta balanço da Semsa Manaus

Prefeitura de Manausatravés da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vacinou mais de 286 mil cães e gatos durante a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que ocorreu de outubro a dezembro de 2024Além disso, a prefeitura manteve postos fixos em parceria com clínicas veterinárias de janeiro a março deste ano. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand coordenou as atividades, que fazem parte da estratégia municipal para controlar e erradicar a raiva.

Desse total, os agentes imunizaram mais de 277 mil animais (179 mil cães e 98 mil gatosdurante a campanhaOutros 9.386 pets receberam a vacina em mais de 40 postos fixos, incluindo o CCZ Manaus, unidades de saúde e clínicas parceiras. No final, o número ultrapassou 286 mil animais protegidos.

Ao avaliar os resultados, o veterinário Rodrigo Araújo, gerente do CCZ, explicou que a meta era 295.077 animaisEmbora os números para gatos (80 mil) tenham superado a expectativa, os de cães (215 mil) ficaram pouco abaixo do previsto.

Mobilização em toda a cidade

A campanha atingiu não só a zona urbanamas também comunidades rurais, incluindo áreas ribeirinhas e regiões próximas às rodovias AM-010 e BR-174Na capital, os agentes percorreram casa a casa e montaram postos temporários em supermercados e locais estratégicos.

No primeiro trimestre de 2025, a prefeitura expandiu a ação e ofereceu vacinação gratuita em clínicas veterinárias de todas as zonas da cidade, em parceria com o CCZ. Rodrigo destacou que esta foi a primeira vez que clínicas particulares participaram da iniciativa, o que facilitou o acesso para tutores que não haviam conseguido vacinar seus pets antes.

“Essas parcerias nos ajudaram a alcançar mais pessoas, principalmente quem não pôde levar seus animais durante a campanha principal”disse o gerente.

Vale ressaltar que a vacina contra a raiva não está disponível apenas na campanhamas o CCZ oferece o serviço o ano todo em sua sede (av. Brasil, Compensa), além de ações eventuais pela cidade. “Esse trabalho contínuo mantém Manaus livre da raiva há mais de 25 anos”afirmou Rodrigo.

Sobre a raiva e prevenção

O vírus Lyssavirus causa a doença, que se transmite principalmente por mordidas ou arranhões de animais infectados. Como a raiva é quase sempre fatal, a vacinação é a melhor forma de prevençãoPara mais informações, os interessados podem entrar em contato com o CCZ pelo WhatsApp(92) 98842-8359 ou 98842-8484.

Leia mais

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos

Marcelo Maciel

Ageman vistoria obras de instalação de 206 novas luminárias de LED na rua Pará e avenida João Valério

Marcelo Maciel

Influenciador pede desculpas após sugerir furto de radares em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!