25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
AmazonasDestaques

Mais de 50 indígenas são resgatados após naufrágio no Amazonas

Foto: Divulgação/CMA

O Exército Brasileiro resgatou 56 indígenas, na noite de quarta-feira (12), após o naufrágio de uma embarcação regional nas proximidades do Lago Grande, no Amazonas. Militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) – Palmeiras do Javari atuaram na operação, garantindo a segurança de homens, mulheres e crianças em situação de risco.

O resgate foi solicitado pelo Cacique Elias Mayoruna, da Aldeia Manyua, que chegou ao 1º PEF pedindo ajuda. A embarcação transportava indígenas do Alto Javari para Atalaia do Norte, onde ocorreria uma reunião promovida pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA). Diante da emergência, o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) foi acionado e partiu imediatamente para a operação.

Ao chegarem ao local, os militares encontraram os sobreviventes debilitados devido às chuvas intensas e ao frio. Crianças e idosos apresentavam sinais de hipotermia, e bebês recém-nascidos estavam com febre e tosse. O resgate durou até às 22h, quando todos foram levados para as instalações do PEF, onde receberam atendimento médico, alimentação e abrigo.

Na manhã de quinta-feira (13), os indígenas seguiram viagem com suporte do Exército. A ação ocorreu na área de atuação do Comando Militar da Amazônia (CMA) e envolveu militares do 1º PEF – Palmeiras do Javari e do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º BIS). O resgate aconteceu às vésperas do evento “Diálogo com os Povos Originários”, que ocorre em Tefé e Tabatinga, reforçando o compromisso do Exército com a segurança das comunidades indígenas da Amazônia.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>