Durante manifestação realizada nesse domingo, 3, na Avenida Paulista, em São Paulo, o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, criticou a ausência de políticos que se colocam como alternativas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem citar nomes, Malafaia insinuou que esses nomes estariam se omitindo por medo do STF (Supremo Tribunal Federal).
Primeiramente, Malafaia perguntou: “Cadê os que dizem ser opção a Bolsonaro?”.
“Não vou deixar passar nada aqui hoje. Cadê aqueles que dizem ser a opção no lugar de Bolsonaro? Cadê eles? Onde é que eles estão? Era para estar aqui, minha gente. Sabe o que fica provado? Até aqui, Bolsonaro é insubstituível”, afirmou o pastor diante de uma multidão.
O pastor ainda completou: “Vão enganar trouxa, e eu não sou trouxa. Estão com medo do STF, né? Por isso não chegaram até aqui, né? Arranjaram desculpa, né? Por isso, minha gente, que em 2026 é Bolsonaro.”
A ausência de Tarcísio de Freitas e Bolsonaro
A princípio, governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não compareceu ao ato por estar se submetendo a uma radioablação por ultrassonografia de tireoide. O procedimento é considerado não invasivo e de rápida recuperação.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também não esteve presente, pois a Justiã o declarou inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse modo, le está cumprindo medidas cautelares em Brasília, que o impedem de deixar sua residência nos finais de semana.
Manifestação contra o STF e o governo Lula
Por fim, o ato de ontem foi organizado por apoiadores de Bolsonaro e teve como principais alvos de crítica o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ademais, o protesto teve forte presença de lideranças religiosas e políticas ligadas à direita.