O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), publicou nesta sexta-feira (17) um vídeo nas redes sociais em que faz duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a evangélicos que demonstram apoio ao governo federal.
Embora não cite nomes diretamente, a gravação foi divulgada um dia após o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus do Brás, se encontrar com Lula no Palácio do Planalto. O gesto repercutiu negativamente entre líderes evangélicos mais alinhados à oposição.
No vídeo, Malafaia afirma que “um verdadeiro cristão não apoia Lula”, e usa imagens de falas antigas do presidente. Nas imagens, o petista diz ter “orgulho de ser chamado de comunista” e “combater o discurso da família, dos costumes e do patriotismo”. Para o pastor, tais declarações são incompatíveis com os valores cristãos.
“Eu fico com vergonha de ver um irmão evangélico dizer que apoia um cara desse, que combate historicamente família, costumes e pátria. Lula já enganou os evangélicos”, declarou Malafaia.
Ele também relembrou que o presidente escreveu uma carta em 2022 se posicionando contra o aborto. Todavia, o pastor, teria “rompido com esse compromisso já nos primeiros meses de governo”.
Malafaia disse ainda que apoiou Lula em 2002, quando “não havia denúncias de corrupção” e quando o presidente ainda não expunha abertamente sua ideologia política. Hoje, o pastor afirma querer distância.
“Esse cara tem um espírito de engano. Pode usar mídia e o que quiser, Lula. Você não vai mais enganar os evangélicos e os cristãos em geral”, disparou.
Por fim, o pastor defendeu que cristãos devem escolher seus representantes com base em princípios, valores e caráter, e que a Igreja deve se manter acima das disputas políticas partidárias.