Especialistas atribuem a cerração a queimadas ocorridas no Sul do Amazonas
Quem saiu de casa neste sábado (20) ou pelo menos abriu a janela, viu o céu de Manaus diferente. Uma camada acinzentada cobre a capital amazonense desde as primeiras horas da manhã. Segundo alguns especialistas, a razão para o fenômeno são os inúmeros focos de queimadas em regiões do Amazonas e Pará.
“Essa poluição toda é resultante de uma grande quantidade de queimadas entre o Amazonas e o Pará, principalmente municípios como Apuí e Novo Progresso”, destacou o meteorologista e mestre em Clima e Ambiente, Willy Hagi.
De acordo com ele, é por conta de uma circulação atmosférica anormal que a fumaça encobriu a capital amazonense e a previsão para os próximos dias, segundo ele, é que fenômeno continue perceptível.
“A passagem de um sistema meteorológico frontal pelo Sul do Amazonas, Acre e Rondônia nos últimos dias acabou ajudando a trazer um pouco da poluição dessas regiões para cá. Justamente por isso, é esperado que essa condição de qualidade do ar deteriorada na capital continue no restante do fim de semana e nos próximos dias”.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para este sábado é muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é de 33ºC.
A crítica