O primeiro emprego continua a desafiar os jovens, especialmente pela falta de experiência e qualificação profissional. De acordo com o IBGE, só no primeiro trimestre deste ano, o desemprego atingiu 14,9% das pessoas entre 18 e 24 anos — mais que o dobro da média geral para todas as idades (7%).
Diante desse cenário, o estudante Mateus Henrique, 17 anos, decidiu mudar sua realidade ao alternar as aulas do ensino médio com um curso profissionalizante de auxiliar de saúde bucal. “Segui o caminho da minha mãe, que também trabalha na área da saúde. Valou muito a pena, ainda mais porque já consegui um emprego enquanto estudo”, conta ele, que passou em um processo seletivo para estágio em um consultório odontológico de Manaus.
Henrique foi um dos 127 alunos formados pelo Centro de Ensino Técnico (Centec) nas cerimônias dos dias 16 e 17 de julho. A instituição ofereceu 14 cursos nos eixos de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, e Controle e Processos Industriais.
Nesse grupo de formandos, muitos eram jovens — um dado positivo para o Brasil, embora ainda distante da realidade de outros países. Atualmente, apenas 11% dos brasileiros entre 15 e 24 anos fazem cursos profissionalizantes. Em contraste, a média dos países da OCDE varia entre 35% (15 a 19 anos) e 65% (20 a 24 anos).
Complemento à carreira
Mesmo quem já tem uma profissão pode utilizar o curso técnico para aprimorar o currículo e complementar outras formações. Foi com essa perspectiva que o bombeiro civil Ricardo Batista, 28 anos, escolheu se matricular no curso técnico em segurança do trabalho.
“Trabalho como bombeiro civil há mais de seis anos e vi a oportunidade de fazer um técnico em segurança do trabalho para agregar ao meu currículo. A função do bombeiro civil é muito ampla, então essa especialização foi necessária porque lidamos diariamente com normas de segurança regulamentadoras”, explica.
Missão da instituição
A coordenadora pedagógica do Centec, Christiane de Carvalho Ferreira, ressalta que a escola já formou mais de 3 mil alunos em Manaus, ao longo de 15 anos de atuação. Segundo ela, nada supera o investimento em educação, especialmente para os jovens.
“Cada formatura é única, e nos realizamos ao ver a felicidade nos olhos dos familiares e amigos dos nossos alunos. Não existe investimento melhor do que a educação, e essa é a nossa missão: formar profissionais qualificados para o país”, afirma.
Bolsas de estudo
A escola realizou a formatura no mesmo período em que abriu as inscrições para o Concurso de Bolsas 2025. O projeto social oferece descontos de 15%, 30%, 50% e até 100%.
Segundo a pesquisa “Educação e Opinião Pública”, realizada pelo Instituto FSB em parceria com a CNI, 91% dos brasileiros consideram o curso técnico a melhor opção para iniciar uma carreira. Entre os que já fizeram um, a aprovação sobe para 97%.
Os interessados devem fazer a pré-inscrição pelo link nas redes sociais da escola (@centecam) e confirmar presencialmente até 22 de julho na sede do Centec, com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados a instituições parceiras, por meio do programa social da escola.
A unidade está localizada na Avenida Djalma Batista, nº 646, bairro São Geraldo.
Premiação
Os três primeiros colocados no concurso receberão bolsa integral (100%). Quem ficar entre o 4º e o 6º lugar terá 50% de desconto. Já do 7º ao 10º lugar, o benefício será de 30%. A partir do 11º colocado, todos os que não zerarem a prova terão direito a 15% de desconto — desde que não sejam alunos atuais do Centec.
A prova acontecerá no dia 27 de julho, com portões abertos das 8h às 9h. O exame terá 40 questões de múltipla escolha (15 de português, 15 de matemática e 10 de conhecimentos gerais) e duração de três horas. O resultado será divulgado no dia 28 de julho, nas redes sociais da escola.