24 de novembro de 2025
DestaquesEsportes

Manaus não será sede da Copa América no Brasil

A capital amazonense possui um dos maiores estádios do Brasil. A Arena da Amazônia, construída para a Copa realizada no Brasil, no ano de 2014, é lugar de grande torneios e poderia ser palco dos jogos da Copa América 2021.

Após a divulgação feita nesta segunda (31), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), instituição esportiva internacional que organiza, desenvolve e controla competições de futebol, de que o Brasil receberá jogos da competição, Manaus não receberá jogos do torneio.

A decisão de evento a ser realizado no Brasil aconteceu por conta da grave crise de pandemia na Argentina e os conflitos políticos e econômicos da Colômbia. A primeiro momento, o país colombiano foi descartado e a Conmebol pediu para que os argentinos realizassem as competições. Diante dos casos do novo coronavírus e o risco eminente de contaminação, a Argentina desistiu.

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) informou que não havia sido notificada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que iria discutir os protocolos de prevenção a Covid-19 para atender, da forma mais segura possível, os jogos sul-americanos. O evento possui previsão para início no dia 13 de junho.

Manaus ficou de fora, mas a FAAR informou que o estado estaria preparado para a competição. “Com os protocolos definidos, em comum acordo com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19, os jogos deverão ser realizados com toda a expertise do Amazonas obtida ao sediar  grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A presença de público também será discutida e dependerá dos indicadores da pandemia de Covid-19 no estado”, disse a nota oficial.

Um dos motivos de tirar a cidade de Manaus da lista das sedes está o histórico de ondas da pandemia e casos de contaminação pelo vírus. Em janeiro deste ano, o estado do Amazonas passou por um momento delicado com falta de respiradores, hospitais lotados, enterros noturnos e repercussão internacional. Outro motivo é para evitar grandes deslocamentos das equipes, considerando também a logística.

Cidades cogitadas

Após Manaus ser descartada, entre as possíveis sedes estariam Recife, Natal e Brasília. A Conmebol deseja que a final seja realizado no estádio que é conhecido mundialmente pro jogos acirrados e decisões de tirar o fôlego: o Maracanã, no Rio de Janeiro.

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, é um dos principais e pode ser confirmado pela organização da competição. A Arena Pernambuco foi cogitada, mas o governo emitiu nota informando que é contra a realização do evento por conta da pandemia no estado.

Leia nota na íntegra

O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.

Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco.

Opiniões adversas

Manauaras opinaram sobre a realização dos jogos na capital. O que se dizem a favor acreditam que o evento poderia ser realizado mediante cuidados com a pandemia e levam em consideração a realização do campeonato amazonense e outras competições no Brasil.

“Em Manaus, todo o final de semana tem festa e jogos. Acredito que não tem problema porque não haverá a presença do público no estádio”, disse Osmar Mello.

Contra a decisão, torcedores acreditam que este não seja o momento para realização de torneio internacional. “Eu não entendo. A mesma Manaus que estava pedindo socorro, quer sediar os jogos. É irresponsabilidade”, comentou Ricardo Rodrigues.

Leia mais

Bahia vence o Vasco com gol de Erick Pulga e se aproxima da vaga na Libertadores

Matheus Valadares

Amazonas perde de 2 a 1 para o Coritiba e vai para a Série C

Matheus Valadares

Falha técnica em guindaste pode ter causado morte de operário na montagem da árvore de Natal em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!