26.3 C
Manaus
17 de julho de 2025
Destaques

Manaus recebe Programa Suíço-Brasileiro de Inovação para a Bioeconomia Amazônica

No dia 29 de julho, Manaus receberá, pela primeira vez, o nexBio Amazônia, programa suíço-brasileiro de inovação aberta voltado para a bioeconomia. Em sua 2ª edição no país, parte da programação ocorrerá na Universidade Nilton Lins.

Entre os destaques, está a masterclass “Tecnologia e bioeconomia para a Amazônia do futuro”, com inscrições gratuitas. A aula será ministrada pelo Dr. Ismael Nobre. Os interessados podem participar presencialmente (https://cursosextensao.niltonlins.br/) ou acompanhar a transmissão online (https://zfrmz.com/gv5TQYl6LuCjgPbkS0vc). Durante a aula, serão discutidas soluções tecnológicas sustentáveis para a região amazônica, reunindo acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor.

De acordo com Cleuciliz Santana, vice-reitora para Projetos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Nilton Lins, o evento representa um marco para a instituição. Isso porque ele alinha o conhecimento científico com a realidade amazônica. “Entre os pilares da Nilton Lins está a promoção da educação por meio do debate de projetos com impacto direto na sociedade. Por esse motivo, o evento, aberto a inscritos e transmitido ao vivo pelo YouTube, contará com startups e pesquisadores da Suíça e do Brasil, todos engajados na construção de soluções para a sustentabilidade regional”, afirmou.

Empoderamento comunitário e inovação na Amazônia

A Swissnex no Brasil, a Swiss Leading House for the Latin American Region e o CONFAP coordenam o nexBio Amazônia. Ao longo de duas semanas, a programação incluirá a masterclass, apresentações técnicas e encontros de matchmaking com investidores, setor produtivo, academia e sociedade civil. Além disso, o evento proporcionará uma imersão no ecossistema amazônico de inovação, com workshops, mentorias e atividades de networking.

Como parte dessa imersão, os participantes visitarão a floresta, conhecerão iniciativas de startups, aceleradoras e fontes de financiamento. Adicionalmente, receberão apoio em internacionalização, inteligência de mercado e modelagem de negócios.

Por fim, as startups apresentarão soluções de mercado e cocriarão com especialistas locais. Dessa forma, o objetivo é gerar impactos sustentáveis nas cadeias produtivas da Amazônia, com foco em automação, rastreabilidade, TICs, gestão, empoderamento comunitário e inovação social.

Leia mais

CNI alerta que tarifas dos EUA podem impactar PIB brasileiro e global

Matheus Valadares

Flamengo perde para o Santos e vê liderança do Brasileirão ameaçada

Matheus Valadares

Venezuelano suspeito de cometer furtos morre a tiros no bairro Nova Esperança

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!