Mais de 60 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil durante o temporal que atingiu Manaus, neste sábado (25).
De acordo com a prefeitura, 67 ocorrências foram só no início da manhã pela Central 199, referentes a alagamentos, deslizamento de terras e desabamentos. A capital entrou em “Estágio de Atenção” após o Inmet divulgar um alerta de chuva intensa durante todo o dia.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, faz um alerta à população que após o trabalho de retirada das áreas de risco deste sábado, não retornem às casas após a chuva. “A exemplo do domingo, no dia 12 de março, a tragédia [que matou 8 pessoas] aconteceu sete horas depois que cessaram as chuvas, então você que foi retirado pela Defesa Civil, aguente e só retorne se for certificado que está seguro. Isso é muito importante a gente deixar claro”, explicou Fontes.
“Estamos todos incumbidos de trabalhar pela cidade para minimizar os efeitos dessa grande chuva. Hoje já choveu 113 milímetros só na zona leste e 75 milímetros na zona norte. A chuva que cai hoje, elas são mais intensas e mais fortes, com mais volume do que a última chuva do dia 12 quando ocorreu aquele acidente no Jorge Teixeira, Na comunidade Pingo D’água”, disse o prefeito.
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 199. E para receber alertas específicos do bairro onde você mora, basta enviar um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199.