31.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Manaus tem 4 casos confirmados de doença que afeta animais e pessoas

O Centro de Zoonoses confirmou nesse domingo (13), quatro casos de Esporotricose Animal, uma doença causada por fungos que afeta animais e também pode ser transmitida para humanos. Todos os casos foram detectados no bairro da Glória, na Zona Oeste.

Além destes, foram notificados mais 20 casos suspeitos e outros 16 estão em análise. Essa é a primeira vez que a doença é registrada no Amazonas, já havia registros no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. Os principais sintomas são o aparecimentos de feridas nas patas, cabeça e focinhos que não cicatrizam. Eles também podem ficar apáticos, perder peso e apresentar uma espécie de secreção nasal.

Nos humanos essas “úlceras” podem surgir em qualquer parte do corpo e se tornarem profundas. Em casos suspeitos, o dono deve levar o animal imediatamente ao veterinário ou acionar o Centro de Zoonoses. O bichinho também deve ser mantido em isolamento para evitar a contaminação de outros animais ou pessoas. Ele deve ser tratado com remédios recomendados por profissional e seguir o tratamento à risca.

Em caso se morte, o animal não deve ser enterrado, pois pode contaminar o solo e propagar o fungo. Nesse momento, passeios com animais devem ser evitados, sobretudo no bairro da Glória e adjacências. O mais seguro é mantê-los em casa.

Nessa segunda-feira (14), uma equipe da Central de Zoonoses deve visitar três casas nos bairros São Jorge e Novo Aleixo, onde há casos suspeitos.

Leia mais

Venezuela faz megaexercício militar no Caribe em resposta a navios dos EUA

Matheus Valadares

‘Lalau’ furta televisão e foge tranquilamente no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Motora e motociclista caem na porrada após discussão na Av. Mário Ypiranga

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!