O mutirão do Cadastro Único, que tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos programas sociais e ampliar o alcance desse importante instrumento de inclusão social, ocorre neste sábado (27), na escola municipal Elvira Borges, na rua 23 de Dezembro, nº 70, bairro Compensa 2, na zona oeste de Manaus. O atendimento iniciará ás 8h e segue até as 12h.
O Cadastro Único é um registro fundamental para que as famílias de baixa renda possam ter acesso a diversos benefícios sociais, como o programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. A partir desse cadastro, é possível garantir que os recursos e programas governamentais cheguem de forma mais efetiva e direcionada às pessoas que realmente necessitam.
Durante o mutirão, os cidadãos terão a oportunidade de realizar o cadastro pela primeira vez, além de poderem atualizar informações como endereço, composição familiar, renda e demais dados necessários para garantir a correta inclusão nos programas sociais.
O secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, destaca a importância desse mutirão para a cidade.
“Estamos empenhados em facilitar o acesso da população aos programas sociais, e o Cadastro Único é a porta de entrada para muitos benefícios. Queremos garantir que todas as famílias que se enquadrem nos critérios de elegibilidade possam ser devidamente cadastradas e tenham acesso aos direitos assegurados”.
Importante destacar que a inserção de dados ou atualização do Cadastro Único é um serviço público gratuito. Qualquer denúncia de cobrança indevida para os serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) devem ser denunciados junto à Ouvidoria da Semasc, pelo número 98842-2954 ou ouvidoria.semasc@manaus.am.gov.br.