O sonho do Manaus FC de avançar na Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim na noite deste sábado (9). No Estádio Frei Epifânio, no Maranhão, o Esmeraldino venceu o Imperatriz por 2 a 0, devolvendo o placar sofrido no jogo de ida, mas acabou superado por 5 a 3 na disputa de pênaltis, se despedindo da temporada 2025.
Primeiro tempo equilibrado
O Manaus iniciou a partida com postura ofensiva, criando boas oportunidades desde os minutos iniciais. Aos 16, Miliano cruzou rasteiro e Ermel carimbou a trave em chute forte. Pouco depois, Adilson Bahia e Lilás também levaram perigo, mas pararam nas defesas de Redson e no travessão. O Imperatriz respondeu aos 34, com Aleilson obrigando Gustavo a boa intervenção.
Pressão e gols na etapa final
A insistência amazonense foi recompensada aos 12 minutos do segundo tempo. Hebert recuperou a bola no meio e acionou Diogo Carlos, que arriscou de fora da área e marcou um golaço. Mesmo com a vantagem, o Manaus seguiu pressionando e, no último lance, conseguiu o gol salvador: Gustavo Lila levantou a bola na área, Redson afastou mal e Wanderson, de cabeça, encobriu a defesa, levando a decisão para os pênaltis.
Decisão nas penalidades
Nas cobranças, Wanderson, Jonas e Gustavo Lila marcaram pelo Manaus, mas Gabriel Masson teve o chute defendido. Pelo Imperatriz, Rayllan, Hitalo, Felipe Macena, Nassom e Weslley Santos converteram, confirmando a classificação do Cavalo de Aço para as oitavas de final.
O que vem pela frente
Com a eliminação, o Manaus encerra sua participação em competições oficiais neste ano, mas já tem vaga assegurada na Série D de 2026 por conta do desempenho no Campeonato Amazonense. O Imperatriz aguarda o vencedor de América-RN e Juazeirense-BA para a próxima fase.