25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista em protesto contra Trump

Críticas a Trump e solidariedade nacional marcaram o ato

Boneco de Donald Trump durante manifestação na Avenida Paulista • Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (10), a Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de um grande protesto organizado por movimentos de esquerda. A mobilização exigiu a taxação dos super-ricos e o fim da escala de trabalho 6×1, muito criticada por sindicatos e trabalhadores do setor de serviços.

Primeiramente, a manifestação teve forte presença de militantes e lideranças políticas, que deram uma resposta direta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Durante o protesto, manifestantes exibiram faixas e entoaram palavras de ordem contra Trump. O presidente norte-americano sofreu críticas por sua postura considerada hostil ao Brasil, após anunciar a sobretaxa sobre importações.

A manifestação também ganhou força após a derrubada do decreto de aumento do IOF no Congresso Nacional — fato que mobilizou ainda mais os manifestantes contra o que chamaram de “agenda antinacional e regressiva”.

Boulos critica Trump e desafia Tarcísio de Freitas: “Vá ser governador da Flórida”

Um dos destaques do ato foi o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que discursou em cima de um carro de som. Ele declarou que o público presente era uma resposta aos que “trabalham contra o Brasil” e enviou um recado direto a Trump:

“O Brasil não é república das bananas. O Brasil é dos brasileiros. Trump, vá cantar de galo para outro lado, aqui não.”

Boulos também criticou duramente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua posição considerada passiva diante da decisão dos Estados Unidos:

“Que no ano que vem ele vá pedir voto lá em Miami, e não para os trabalhadores de São Paulo (…) vá ser governador da Flórida.”

O ato contou ainda com a participação de diversos parlamentares da esquerda, como os deputados federais Ivan Valente (PSOL), Orlando Silva (PCdoB), Erika Hilton (PSOL) e o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT). Juntos, eles defenderam uma agenda de justiça fiscal, soberania econômica e valorização dos direitos trabalhistas.

Mobilização amplia o debate nacional sobre desigualdade e soberania

A manifestação desta quinta-feira reforça a crescente mobilização da sociedade civil e de setores organizados contra políticas que aprofundam a desigualdade social e econômica. Com foco em combater a concentração de riqueza e proteger o trabalhador brasileiro, os organizadores prometeram continuar os atos nas próximas semanas.

Leia mais

Motociclista tem corpo partido ao meio durante ‘rolezinho’ em São Luís

Matheus Valadares

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Ministério da Agricultura busca novos mercados globais após tarifa de Trump

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!