30.3 C
Manaus
9 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Marco Aurélio provoca Luiz Fux: “Quer me ensinar a votar”

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, desferiu alfinetadas nos colegas da Corte durante seu voto no caso da manutenção da prisão do traficante André do Rap. Em seu discurso, ele atacou a iniciativa do presidente do STF, Luiz Fux, que derrubou a liminar de sua autoria que havia libertado um dos chefes do PCC.

– Presidente, continuo convencido do acerto da liminar. E se alguém falhou, não fui eu. Não posso ser colocado aí como bode expiatório por uma falta de diligência do juiz de origem, do Ministério Público do estado acusador ou na representação da própria polícia. Não poderia deixar de implementar essa medida acauteladora – disse o ministro, que soltou André do Rap porque ele estava há mais de um ano em prisão preventiva, o que ele considerou “desrespeito” à legislação penal.

Marco Aurélio subiu o tom, e chamou a iniciativa de Fux de “autoritária”.

– Voto no sentido de inadmitir a possibilidade, seja qual for o presidente, de ele cassar individualmente decisão de um integrante do tribunal. Os atos somente ficam sujeitos ao colegiado. […] Amanhã, a Presidência poderá cassar uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, da ministra Cármen Lucia, de Fachin, de Lewandowski – falou.

O ápice de sua investida contra os colegas foi quando Marco Aurélio insinuou que os outros ministros agiam como “relações públicas” e que Fux queria ensiná-lo a votar.

– Não ocupo cadeira voltada às relações públicas. Mesmo ficando isolado no colegiado, eu sempre entro na sessão com uma fisionomia e saio com a mesma. Jamais me senti alcançado porque não disputo coisa alguma. Mas volto à tecla inicial: hoje o Supremo está referendando a cassação individual pelo presidente de um ato de um integrante. Poderíamos ter aí a adoção da máxima popular. Um cesteiro que faz um cesto faz um cento e amanhã poderá ser a liminar de outro integrante. Quem ganha com isso? Apenas a vaidade do presidente. […] Vossa Excelência quer me ensinar a votar. Só falta essa. Eu não imaginava que seu autoritarismo chegasse a tanto – debochou.

Neste momento, Fux interferiu na fala de Aurélio e pediu para responder “com urbanidade”.

– Peço que tenhamos respeito um ao outro e aos nossos conceitos. Para mim representaria autofagia não representar a imagem da Corte – disse o presidente.

 

Leia mais

VEJA: Prefeito de cidade em Rio Grande do Sul reclama da ajuda de R$ 300 mil do governo federal

Matheus Valadares

Ônibus do transporte coletivo bate na traseira de outro no Centro de Manaus

Marcilon Souza

Cocaína avaliada em R$ 300 mil é apreendida pela polícia NO AM

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais