O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo Trump pretende anunciar medidas em reação à condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista à Fox News, exibida nesta segunda-feira (15), Rubio classificou o julgamento do ex-presidente como “mais um capítulo de uma campanha de opressão judicial”. Ele disse que vê no caso um “colapso do Estado de Direito” no Brasil.
Críticas a juízes do STF
Rubio criticou o que chamou de “juízes ativistas”, citando indiretamente o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o chefe da diplomacia norte-americana, decisões do STF estariam mirando empresas americanas de tecnologia e até cidadãos dos EUA que publicam nas redes sociais.
“O que estamos observando é que o Estado de Direito está ruindo. Há esses juízes ativistas — um em particular — que não só perseguiram Bolsonaro, como têm tentado mover ações extrajudiciais contra cidadãos estadunidenses ou contra aqueles que têm publicado nas redes sociais a partir dos EUA, chegando a ameaçar ir além nessas medidas”, declarou Rubio.
Anúncios nas próximas semanas
Rubio adiantou que o governo Trump fará anúncios “nas próximas semanas”. Haverá possíveis sanções ou medidas diplomáticas relacionadas ao Brasil, mas não detalhou quais serão os próximos passos.
“Esse julgamento nada mais é do que mais um capítulo de um tipo de campanha de opressão judicial que tenta alcançar empresas estadunidenses e até mesmo pessoas que atuam nos Estados Unidos”, completou.
Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre as declarações de Rubio.
