A reitora da Fametro e pré-candidata ao governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, cometeu um deslize geográfico nesse domingo (3). Durante a manifestação “Reaja Brasil”, na Ponta Negra, ela confundiu o Rio Negro com o Rio Amazonas.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Maria do Carmo elogia a paisagem vista do palanque, mas se equivoca ao mencionar o nome do rio que margeia a cidade:
“Olha que visão magnífica daqui de cima, aliás, a visão daqui é magnífica em todos os sentidos, nós estamos de frente para o nosso Rio Amazonas. Olha lá quantas Amazonas aqui embaixo.”
A declaração gerou repercussão negativa, especialmente entre internautas do Amazonas que apontaram o erro geográfico. A Praia da Ponta Negra fica às margens do Rio Negro, não do Rio Amazonas.
Repercussão nas redes sociais
Usuários criticaram a fala da pré-candidata. Eles destacaram que, por ser reitora de uma instituição de ensino superior e disputar o cargo máximo do Executivo estadual, o conhecimento geográfico básico da capital amazonense deveria ser pré-requisito.
O trecho do vídeo teve ampla divulgação, gerando memes, críticas e questionamentos sobre a preparação da pré-candidata.
(Vídeo/Reprodução:BNC Amazonas)