12 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Ex-assessora de Arthur Lira é alvo da Operação Transparência da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Transparência, que tem como objetivo apurar possíveis irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Entre os alvos está Mariângela Fialek, ex-assessora do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo a PF, estão sendo investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção. Nesta operação, os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).

Mariângela, conhecida como “Tuca”, era considerada braço-direito de Lira e atuou como assessora técnica da Presidência da Câmara durante sua gestão. Atualmente, ela permanece como servidora da Câmara dos Deputados, ocupando cargo de natureza especial ligado à liderança do Partido Progressistas (PP).

A assessoria de Arthur Lira informou que não há mais vínculo entre ele e Mariângela. O PP também declarou que ainda não possui posicionamento oficial sobre a operação.

Em 2022, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou que Lira mantinha uma espécie de “salinha do orçamento secreto” em um prédio anexo à Câmara. Mariângela era uma das seis servidoras que realizavam despachos dessa sala, sendo conhecida entre deputados como a “gerente” do orçamento secreto.

O chamado orçamento secreto refere-se às emendas de relator, que permitem que parlamentares direcionem recursos da União sem transparência sobre a destinação do dinheiro. Atualmente, a validade desse mecanismo está em discussão no STF, sob relatoria do ministro Flávio Dino, que ainda precisa decidir sobre a constitucionalidade da impositividade na execução das emendas parlamentares.

 

Leia mais

Dólar cai e fecha perto de R$ 5,40 após decisão do Copom

Matheus Valadares

Rua no bairro São José recebe modernização do sistema de drenagem da prefeitura

Matheus Valadares

Vasco termina o Brasileirão com mais de oito mil quilos de resíduos reciclados em São Januário

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!