31 de agosto de 2025
DestaquesEntretenimento

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

A exibição do filme acontece no dia 23 de julho, com entrada gratuita

FOTO: César Nogueira

O roteirista e diretor André Cunha lança seu curta-metragem “Mata-Gato” no dia 23 de julho, às 18h30, em sessão especial no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro de Manaus). Além disso, a obra, uma coprodução da Artecontemporaneapurafilms & LaXunga Produções, retrata uma noite de terror para um homem solitário e atormentado após matar um gato. Vale destacar que a entrada é gratuita, com classificação para maiores de 18 anos.

“É um filme de terror escatológico que exalta a vingança felina contra o protagonista, o ‘Mata-Gato'”, explica André Cunha. “Por outro lado, o personagem simboliza a crueldade humana contra animais vulneráveis, especialmente gatos de rua.”

Inspirações literárias e cinematográficas

O curta dialoga com contos como “Gato Preto” (Edgar Allan Poe, 1843) e “Gatos de Ulthar” (H.P. Lovecraft, 1920), que exploram a violência humana contra a inocência animal. Além disso, a estética também referencia o curta amazonense “O Pulo do Gato” (Jimmy Christian, 2021) e clássicos dos anos 80, como “O Enigma do Outro Mundo” (1982) e “Uma Noite Alucinante” (1987), com efeitos práticos.

“Acima de tudo, queremos provocar reflexão sobre a vulnerabilidade dos gatos de rua, esporotricose e terceira idade. Além disso, buscamos investigar a maldade humana através do personagem, um idoso que passou a vida cometendo atrocidades contra felinos”*, complementa o diretor.

Produção e contrapartida
Inicialmente, as gravações ocorreram em Manaus entre junho e setembro de 2024, seguidas de seis meses de pós-produção. No que diz respeito ao financiamento, o projeto recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo (Edital nº 01/2023), via Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Posteriormente, após a estreia, a equipe oferecerá uma oficina de dois dias sobre efeitos especiais práticos para filmes de terror de baixo orçamento. “Serão encontros matinais, especificamente, com a equipe de direção de arte e direção”, adianta Cunha.

Ficha técnica

  • Elenco: Evandro Menezes e a gata Florinha de Deus

  • Direção e roteiro: André Cunha (com coautoria de Jimmy Christian)

  • Equipe técnica: Renata Paula (assistência de direção), Liviah Prestes (preparação de elenco), Orlando Júnior (fotografia), Villy Gouveia (arte), Enmanuel Gomes (edição e efeitos), entre outros.

Trajetória do diretor

Atualmente, André Cunha, com cinco anos de carreira, já atuou em produções como “Boto” (2017, assistente de fotografia), “Manaus Hot City” (2019, assistente de direção) e “Airumã” (2025, continuista). Por fim, “Mata-Gato” marca sua estreia na ficção, explorando o estilo “filmes de gênero”.

Leia mais

#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos

Marcelo Maciel

Turismo no Amazonas ganha destaque com pacotes exclusivos da Olímpio Carneiro Turismo

Marcilon Souza

Botafogo goleia Bragantino por 4 a 1 no Nilton Santos pelo Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!