32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Maternidade da Secretaria de Estado de Saúde é finalista em projeto nacional

A maternidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Balbina Mestrinho, é finalista do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com a  experiência de parto na água, do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI). Na próxima terça-feira (20/10), a unidade passa por avaliação in loco.

O projeto tem como principal objetivo valorizar e fortalecer a saúde universal, além de dar visibilidade às experiências inovadoras da enfermagem que tenham produzido resultados exitosos na gestão de serviços, na atenção à saúde da população e na educação e formação do profissional.

A diretora da Maternidade Balbina Mestrinho, Rafaela Faria, ressalta que a unidade concorreu com outras 329 propostas até a fase final com o projeto “Mudando a forma de nascer no Estado do Amazonas: implantação de parto na água, no CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho”.

“Estar na fase final demonstra a importância do trabalho e o protagonismo que os profissionais de enfermagem obstétrica vêm desenvolvendo dentro do sistema de saúde brasileiro. Esse laboratório vem agregar, de forma concreta, como a enfermagem brasileira tem várias experiências de sucesso na área de valorização e ampliação dos escopos de práticas, e principalmente mostra e valoriza a gestão dos enfermeiros dentro das unidades de saúde do SUS”, disse a diretora.

Desde que foi implantado, em junho do ano passado, o CPNI realizou 507 partos até setembro de 2020. “A pandemia gerou um decréscimo nas nossas metas porque o parto na água, por exemplo, foi um parto que ficou em suspenso até a autorização do Ministério da Saúde”, explicou Rafaela.

A diretora ressalta ainda que para ampliar a oferta de partos no CPNI são realizadas parcerias com a atenção básica, inclusive com a vinculação à Casa de Saúde Indígena (Casai). Na maternidade, também foi implantando protocolo de atendimento humanizado para estrangeiras, indígenas, quilombolas e surdas.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!