21 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

MDB libera filiados para apoio no 2º turno e Simone Tebet almoça com Lula

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anuncia nesta quarta-feira (5) a liberação de diretórios estaduais para manter alianças petistas e declararem apoio a Lula, mas não unificará posição nacional em favor do petista. A senadora Simone Tebet, no entanto, que concorreu à Presidência com o apoio da cúpula da legenda, fará uma declaração de voto a favor de Lula nesta tarde.

Pesou para a “solução salomônica” no MDB a forte aliança do partido com os petistas em vários estados. A legenda está coligada com o PT em diversos estados e tem vice nas chapas para os governos de cinco estados: Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe. No Pará, que reelegeu Hélder Barbalho com ampla margem de votos, o vice é do PT. No entanto, em outras regiões, o alinhamento automático é rejeitado, como no Distrito Federal, onde o governador reeleito é aliado a Bolsonaro.

Em nota a ser divulgada hoje pelo MDB, o presidente Baleia Rossi explicará a posição do partido. Em cinco parágrafos a principal preocupação é reforçar a “liderança nacional” de Tebet, e sinalizar para a conciliação interna ao “dar liberdade para que cada um vote com a sua consciência”. O comunicado também deve reforçar a defesa da democracia.

Veja a nota divulgada pelo partido:

 

Leia mais

PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de golpe e coação no curso do processo

Matheus Valadares

Flamengo vence o Internacional no Beira-Rio e avança às quartas da Libertadores com autoridade

Matheus Valadares

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!