27.3 C
Manaus
20 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

MDB no Senado rejeita PEC da Blindagem e chama proposta de “impunidade absoluta”

O partido ressaltou que a Constituição de 1988 — da qual foi protagonista — garante que “todos são iguais perante a lei”.

O líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM)

A bancada do MDB no Senado divulgou nota oficial nesta quinta-feira (18/9) declarando oposição à PEC 03/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta teve aprovação pela Câmara dos Deputados na nessa terça-feira (16). A proposta determina que deputados e senadores só sofrerão processos criminais após parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovação de dois terços da respectiva Casa legislativa.

O líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), afirmou que a medida representa “impunidade absoluta e um imenso retrocesso para a democracia”, ao criar uma espécie de privilégio judicial para parlamentares.

Ademais, o partido ressaltou que a Constituição de 1988 — da qual foi protagonista — garante que “todos são iguais perante a lei”. Além disso, a PEC “implodiria essa igualdade, criando castas ao blindar deputados e senadores de investigação ou processo criminal”.

O MDB prometeu votar contra a proposta em todas as etapas no Senado. Por fim, o partido reforçou que a PEC transformaria imunidade parlamentar em “impunidade universal e desmedida”, enfraquecendo a transparência e a credibilidade do Congresso.

 

Leia mais

Amazonas FC anuncia zagueiro Marcel Scalese para a temporada 2026

Matheus Valadares

PC-AM divulga imagem de comandante procurado por naufrágio no Encontro das Águas

Matheus Valadares

Justiça de SP rejeita ação de Datena contra Pablo Marçal após troca de ofensas em debate

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais