25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
BrasilDestaques

MEC envia psicólogas a ascola no RS após ataque que matou criança de 9 anos

Após tragédia em Estação (RS), ministérios da Educação e Justiça articulam apoio e reforço de segurança às comunidades escolares.

© Polícia Civil RS/Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) determinou o envio de psicólogas especializadas em crises e violência extrema para apoiar a comunidade da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS). A medida foi tomada após o trágico ataque que ocorreu na manhã desta terça-feira (8/07), quando um adolescente de 16 anos matou uma criança de 9 anos e feriu outras duas.

As profissionais fazem parte do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, criado para lidar com situações traumáticas em ambientes educacionais.

Ministro Camilo Santana reforça compromisso com a vida e a paz nas escolas

O ministro Camilo Santana lamentou o episódio nas redes sociais. Ele afirmou que o MEC está em articulação com o Ministério da Justiça e autoridades locais para acompanhar o caso de perto.

“Reafirmamos nosso compromisso com a vida, a paz e a proteção das comunidades escolares. Aos familiares e à comunidade escolar, nossos sentimentos neste momento de dor profunda”, declarou Santana.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou. Ele determinou prioridade total na apuração dos fatos pelas forças de segurança do estado. Além disso, a Secretaria da Saúde estáprestando apoio emocional e médico à comunidade afetada.

Leite ainda informou que haverá reforço nas estratégias de proteção escolar em todo o estado, em parceria com a Secretaria da Educação e as prefeituras municipais.

“Nada é mais urgente do que garantir que nossas crianças estejam seguras. E nada é mais inaceitável do que a violência atravessar os muros de uma escola”, escreveu o governador.

Leia mais

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista em protesto contra Trump

Matheus Valadares

Motociclista tem corpo partido ao meio durante ‘rolezinho’ em São Luís

Matheus Valadares

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!