O Ministério da Educação vai avaliar a partir do ano que vem a volta da certificação da conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, por meio do Enem. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios. Medida acabou em 2016.
Segundo o ministro, a possibilidade estudada é de o exame já servir com a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para o aluno que estiver encerrando o terceiro ano do ensino médio.
No que diz respeito a obter o certificado do ensino médio por meio do Enem, o ministro afirmou que “a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar”.
Segundo o balanço do Inep, 69,4% dos mais de 4,3 milhões de candidatos compareceram à prova, registrando uma abstenção de 30,6%. No primeiro dia de provas, realizado em 3 de novembro, o percentual de ausentes foi de 26,6%. Durante a aplicação, não foram registrados incidentes graves que afetassem o andamento do exame.