27.3 C
Manaus
13 de maio de 2024
CidadeDestaques

Médico alerta para as principais doenças endócrinas que acometem a população e seus sintomas

Foto: Divulgação

O sistema endócrino é responsável por controlar inúmeras funções vitais do organismo, por meio da produção e regulação de hormônios. O mau funcionamento das glândulas endócrinas, como a tireóide, pâncreas e ovários, pode levar a uma série de doenças, algumas inclusive com alta incidência no Brasil, como é o caso da diabetes.

O professor do curso de pós-graduação da Afya Educação Médica, o endocrinologista Ricardo Pithon, explica que as doenças endócrinas podem ser causadas por alguma alteração no mecanismo de sinalização e feedback dos estímulos que chegam e saem da glândula afetada. Normalmente, diz ele, dependendo do tipo alteração hormonal, a doença pode estar relacionada a tumores, questões genéticas e ao próprio estilo de vida adotado pelo indivíduo.

Sintomas como ganho ou perda de peso, em curto espaço de tempo, alterações no humor, cansaço e sede excessiva, são indicativos de que pode haver uma alteração hormonal. A orientação é consultar um médico endocrinologista para investigar.

Ricardo Pithon ressalta que, em Manaus, a Afya Educação Médica mantém um programa de atendimento gratuito à comunidade na área de Endocrinologia. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. O atendimento acontece, todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 9379-9297 para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento.

“Endocrinologia é uma área com grande demanda e que nem sempre o SUS consegue absorver. A oferta de consultas gratuitas é uma maneira de garantir atendimento de qualidade à comunidade e preparar os médicos estudantes de pós-graduação para atendimento aos mais diferentes casos”, acrescenta.

Principais doenças – O diabetes aparece no topo da lista de doenças endócrinas com maior incidência. Conforme dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o sexto país com mais pessoas com a doença – 15,7 milhões. A estimativa é que, até 2045, alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. De acordo com o professor Ricardo Pithon, existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1, em que o indivíduo não produz insulina suficiente devido à uma autoimunidade, e o tipo 2, que é adquirido e está relacionado, principalmente, ao estilo de vida, com alimentação rica em gordura e sedentarismo. “Esse é o tipo de diabetes que pode ser prevenido, basta que as pessoas mudem os hábitos”, frisa.

O médico alerta que alguns sintomas do diabetes são sede excessiva, aumento de apetite, perda de peso, entre outros. “Importante lembrar que esses sintomas, na maioria das vezes, aparecem quando a glicemia já está muito alta. Por isso, é necessário fazer exames regularmente e tratar precocemente a doença”, recomenda.

Outra doença que tem crescido bastante e que merece atenção é a obesidade. De acordo com Ricardo Pithon, os números crescem a cada ano, o que a torna um problema de saúde pública. A obesidade é caracterizada pelo aumento de peso excessivo. “A questão da obesidade é que ela está relacionada com o surgimento de outras doenças, como o diabetes, problemas cardiovasculares e alteração da pressão arterial. A mudança de hábitos e o acompanhamento com o endocrinologista são essenciais para o controle da doença”, orienta.

As alterações nos hormônios da glândula tireoide também são bastante comuns nos consultórios. O hipotireoidismo é uma condição em que não são produzidos em quantidade suficiente os hormônios tireoidianos T3 e T4, causando ganho de peso, pele seca, alteração de humor, entre outros sintomas.

Quando há um aumento não controlado da produção dos hormônios T3 e T4, ocorre o hipertireoidismo. Esse excesso afeta o metabolismo do corpo, ocasionando sintomas como perda de peso, aumento do apetite, ansiedade, irritabilidade e suor excessivo.

Também faz parte das doenças endócrinas a Síndrome dos Ovários Policísticos, distúrbio que provoca variação dos graus de hormônios, levando à formação de cistos nos ovários. Segundo Ricardo Pithon, a doença se caracteriza por menstruação irregular, alta produção de testosterona (hormônio masculino), crescimento de pelos faciais e corporais, acne, ganho de peso e, em alguns casos, pode levar à infertilidade.

“Em todos os casos, o importante é o paciente fazer o acompanhamento regular com o médico endocrinologista para tratamento e controle das doenças”, reforça.

 

Leia mais

Primeiro festival de rap do Projeto Eu Acredito em Você reúne mais de mil pessoas em Coari

Matheus Valadares

Pistoleiros executam homem que se masturbou para adolescente no bairro Jorge Teixeira

Matheus Valadares

Cemitérios municipais recebem mais de 450 mil pessoas no Dia das Mães

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais