26.3 C
Manaus
22 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Médicos voluntários chegam a Manaus e relatam situação crítica de hospitais

Na tentativa de resolver o problema da falta de médicos nas UTIs, uma equipe de 18 intensivistas chegaram a Manaus e já começaram a atuar em dois hospitais: o Instituto da Mulher Dona Lindu e o Hospital Nilton Lins.

A chegada dos voluntários possibilitou a abertura de 28 novos leitos, mesmo assim a situação continua crítica, como explicam os próprios médicos: “Há medicações em falta, como bloqueadores neuromusculares, fundamentais para os pacientes graves”, afirmam as médicas recém-chegadas Camila Sérvulo e Flavia Galter.

Também faltam materiais de proteção, insumos e outros equipamentos. Em entrevista à emissora CNN, elas contam que são do estado de São Paulo e que foram realocadas pela Associação Médica Brasileira (AMB), que coordena uma força-tarefa de ajuda humanitária.

Elas estão atuando no atendimento à grávidas infectadas e relatam que o estado ainda está longe de oferecer o atendimento ideal às vítimas da segunda onda da covid-19.

No caso das gestantes, muitas famílias sofrem o drama inaceitável de ter que escolher muitas vezes entre a vida da mãe ou a do filho: “É de uma tristeza imensurável ouvir frases como ‘não acredito que preciso escolher entre minha esposa e meu filho'”, descrevem.

Manaus vive um colapso histórico no sistema de saúde que teve como estopim a falta de oxigênio nos hospitais. Desde então vários outros problemas foram surgindo em um verdadeiro efeito dominó. O Amazonas está com mais de 91% dos leitos de internação lotados e falta medicamentos e médicos nas UTIs.

Para aliviar a sobrecarga do sistema, mais médicos devem chegar na próxima semana. A AMB afirma que está previsto a realocação de mais seis profissionais para completar o grupo de 24 designados. A expectativa é de quem mais leitos sejam abertos com a chegada do reforço.

 

Com informações  Portal do Holanda

Leia mais

Militares resgatam os corpos de mãe e filha após acidente em Iranduba

Matheus Valadares

Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã e Cruzmaltino segue sem vencer rival no Brasileirão

Matheus Valadares

Vasco enfrenta Flamengo e busca quebrar jejum de vitórias no clássico carioca

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!