25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesMundo

México deixará de importar gasolina até 2023

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, estimou na segunda-feira que o país poderá parar de importar gasolina até 2023, depois de melhorar sua capacidade de refinar petróleo.

Nos últimos dois anos, seu governo destinou cerca de 20 bilhões de pesos (848 milhões de dólares americanos) para modernizar as seis refinarias existentes no país para aumentar a produção, disse ele em sua entrevista coletiva diária.

“Vamos parar de comprar gasolina no exterior, refinaremos todo o petróleo bruto no México. Vamos conseguir isso até 2023, porque vamos aumentar a capacidade das atuais refinarias, estamos investindo nisso”, disse López Obrador.

O governo também está construindo uma nova refinaria em Dos Bocas, no sudeste de Tabasco, e aumentando a capacidade de refino em La Cangrejera, uma refinaria no estado de Veracruz, na Costa do Golfo, que ficou ociosa.

A medida visa economizar dinheiro e evitar lidar com as oscilações no preço dos combustíveis no mercado internacional. Os preços têm estado instáveis nos últimos meses devido à nova pandemia de coronavírus e desequilíbrios no mercado de petróleo.

Apesar de ser um dos principais produtores de petróleo, o México importa grande parte de suas necessidades domésticas de gasolina devido à falta de capacidade de refino na empresa estatal de petróleo Pemex.

 

 

 

 

 

 

*Xinhua

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais