No Big Brother Brasil 26, Milena não conseguiu concluir o desafio que garantiria sua participação na Festa do Líder Jonas Sulzbach, na madrugada desta quinta-feira (19).
A sister precisava escrever, em um caderno de 50 páginas, a frase: “Quero muito ir à Festa do Líder”. Apesar de ter preenchido as páginas, um dummy apontou erros na acentuação e informou que a tarefa não havia sido concluída corretamente.
O equívoco ocorreu no uso da crase. Milena trocou o acento grave (à) pelo acento agudo (á). Ao retornar para a casa, ela comentou com Samira, Babu Santana e Chaiany que teve dificuldade para diferenciar os sinais gráficos. Babu tentou explicar: “Para a esquerda é crase, para a direita é acento agudo”. Milena respondeu que não entende a diferença.
Qual é a diferença entre crase e acento agudo?
A crase não é exatamente um acento, mas a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Quando essa junção ocorre, utiliza-se o acento grave (à) para indicar a contração.
De forma geral, a crase é usada:
- Antes de palavras femininas que admitem artigo;
- Antes de horas determinadas (exemplo: às 8h);
- Em expressões que indicam lugar, quando o termo admite artigo feminino.
Uma dica comum é substituir o termo feminino por um masculino. Se no masculino aparecer “ao”, no feminino haverá crase.
Exemplo: “Vou ao mercado” → “Vou à feira”.
Já o acento agudo (á) é um sinal gráfico que indica vogal tônica aberta. Ele pode aparecer nas vogais “a”, “e”, “i”, “o” e “u”. Exemplos: chá, pé, café, dominó.
No caso da frase do desafio, o correto é “ir à Festa”, pois há a junção da preposição exigida pelo verbo “ir” com o artigo feminino que acompanha “Festa”.
