31 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Ministério da Saúde divulga novo protocolo para uso da cloroquina

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o novo protocolo que libera, no Sistema Único de Saúde (SUS), a utilização da cloroquina para casos leves de Covid-19. Antes, o protocolo previa a medicação apenas para casos graves.

A mudança era defendida pelo presidente Jair Bolsonaro desde que as primeiras pesquisas surgiram com resultados positivos obtidos através do medicamento no combate ao coronavírus.

Com a nova regra, o Brasil se junta a outros países que já estavam utilizando o fármaco para combater a doença, mesmo em suas fases iniciais. Mesmo com a alteração, o novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação.

COMO FICA O TRATAMENTO
De acordo com o novo protocolo, os pacientes com Covid-19 em grau leve serão tratados com a Cloroquina, na dosagem de 450 miligramas, ou com o Sulfato de Hidroxicloroquina, na dosagem de 400 miligramas, a cada intervalo de 12 horas no primeiro dia e a cada 24 horas do segundo ao quinto dia.

Além dos antimaláricos, deverá ser receitado o antibiótico Azitromicina, aplicado na dosagem de 500 miligramas, apenas uma vez por dia durante os cinco primeiros dias do tratamento.

O protocolo ressalta que a utilização dos medicamentos só deve ser feita após avaliação médica, com realização dos exames e testes necessários.

Leia mais

Assalto à loja 25 de Março em Tabatinga deixa clientes e funcionários reféns

Matheus Valadares

Justiça dos EUA libera milhões de documentos finais sobre o caso Jeffrey Epstein

Matheus Valadares

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem sobre carteiras bilionárias do Banco Master

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!