9 de setembro de 2025
BrasilDestaques

Ministro da Justiça afirma que prisão de líder do PCC aconteceu com aval de Lula

peração complexa e coordenada pelo governo brasileiro garantiu a transferência segura do traficante Marcos Roberto de Almeida

FOTO/REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira, 19, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, explicou detalhadamente como ocorreu a prisão e transferência do traficante Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC). Tuta foi preso na Bolívia na última sexta-feira, 16, e desembarcou no Brasil no domingo, 18.

De acordo com Lewandowski, a operação para trazer Tuta ao Brasil foi “complexa” e contou com a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Logo na sexta-feira, o presidente teve a informação sobre a prisão e determinou que o Ministério das Relações Exteriores negociasse a vinda do criminoso, garantindo uma ação rápida e eficiente.

O ministro destacou que a operação envolveu não apenas a ciência do presidente, mas também uma negociação intensa devido à situação de Tuta. Ele estava sendo submetido a uma inquirição na Bolívia, o que complicou o processo. Ainda assim, considerando a periculosidade do criminoso e a possibilidade de fuga, a legislação boliviana permitiu a sua expulsão do país.

No Brasil, a Justiça já julgou Tuta e o condenou a 12 anos de prisão por organização criminosa. Ele também responde a processos por lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas. Além disso, as autoridades o procuram desde a operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) em 2020.

A chegada de Tuta ao Brasil exigiu uma operação de segurança de alta complexidade. Participaram 50 agentes da Polícia Federal, incluindo 12 operadores do Comando de Operações Táticas (COT). Além disso, a escolta até a Penitenciária Federal em Brasília contou com 18 policiais federais, além do apoio das polícias Militar e Civil do Distrito Federal, garantindo a segurança de toda a operação.

 

Leia mais

Carro desgovernado invade cafeteria na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Árbitro da FAF é acusado de agredir jogadora do Manaus FC e é afastado das funções

Matheus Valadares

Nacional FC é campeão Amazonense Sub-20 e garante vaga na Copinha e Copa do Brasil 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!