A 24ª edição do Miss Terra acontece na manhã deste sábado (9), nas Filipinas, e a representante brasileira é uma das favoritas ao título. A advogada Josiane Viana, de 26 anos, é natural do Amapá e está no país em busca da terceira coroa do país no concurso.
A primeira Miss Brasil Terra a ganhar o internacional foi a paraense Priscilla Meirelles, em 2004, e a segunda foi a amazonense Larissa Ramos, em 2009.
O concurso será transmitido no canal oficial do Miss Earth (Miss Terra) no Youtube a partir das 8h. A vencedora será coroada por Drita Ziri, da Albânia, eleita Miss Terra 2023.
Em entrevista, Josiane explicou qual a diferença do concurso para outros, como o Miss Universo. “O principal objetivo é promover causas socioambientais. As candidatas precisam ter agendas voltadas para questões ecológicas e ao ecoturismo, atuando como defensoras dessas causas”, detalhou.
Sobre os vestido de gala, Josiane revela que todos eles foram confeccionados pelo estilista mineiro Helcio Couture – conhecido no Brasil e no mundo por vestir misses.
“Os vestidos de gala estão em ótimas mãos! O estilista Helcio criou três vestidos especialmente para o concurso, sendo um para as preliminares e dois para a final. Isso é realmente um privilégio! Além de ser um artista talentoso, Helcio é uma pessoa incrível, e cada peça que ele confeccionou está deslumbrante. Estou imensamente grata e animada para usar essas obras de arte.”
Expectativas para a vitória
O empresário Marcelo Riformato é CEO da franquia Miss Brasil Terra há 3 anos. Em sua equipe, está Flávia Cavalcante, Miss Brasil 1989/90, que atua como diretora e apresentadora do concurso.
“[…] estamos felizes com o trabalho de nossa miss Josiane Viana no internacional. As expectativas são excelentes”, declara ela.
Josiane passou por aulas de passarela, oratória, inglês, expressão corporal e recebeu acompanhamento de profissionais da área da saúde, como nutricionista e personal trainer.
Na última edição, Morgana Carlos, Miss Brasil Terra 2023, ficou no TOP 8 do concurso que foi sediado no Vietnã.
“Estamos comprometidos em fazer a diferença. O Miss Brasil Terra não é apenas sobre beleza; é sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Este ano nossa miss tem sido destaque em todos os portais internacionais como favorita ao prêmio mundial, isto nos deixa confiantes. Josiane Viana foi bem preparada e as nossas expectativas são as melhores”, pontuou o CEO do concurso.