12 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Moraes anula votação da Câmara e determina perda de mandato de Carla Zambelli

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta quinta-feira, em Brasília, a votação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado a cassação e permitido que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) permanecesse no cargo. Com a nova decisão, Moraes determinou que o presidente da Casa, Hugo Motta, dê posse imediata ao suplente da parlamentar.

A princípio, Moraes afirmou no despacho que, quando há condenação definitiva, a perda de mandato é ato que compete ao Poder Judiciário, cabendo à Câmara apenas formalizar a vacância. Com base nisso, o ministro declarou inválida a deliberação que manteve Zambelli no mandato.

Ele reforçou:”A partir da decisão da Primeira Turma na Ação Penal 2.428/DF, a rejeição da representação 2/2025 torna-se nula, e a deputada Carla Zambelli Salgado de Oliveira perde o mandato”.

O ministro também ordenou que o suplente Adilson Barroso (PL-SP) seja empossado em até 48 horas. Moraes ainda determinou que apreciem sua decisão em sessão virtual da Primeira Turma, marcada para esta sexta-feira (12), às 11h.

Caso Zambelli e fuga para a Itália

Em julho, a polícia prendeu Zambelli em Roma, na Itália, ao tentar fugir de um mandado de prisão expedido pelo próprio ministro Moraes. Com dupla cidadania, ela deixou o Brasil buscando asilo político no país europeu.

O STF condenou a parlamentar a 10 anos de prisão pelo envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Segundo as investigações, Zambelli teria sido a mentora intelectual do ataque, que resultou na emissão de um mandado falso de prisão contra Moraes. O hacker Walter Delgatti, também condenado, confirmou ter atuado a mando da deputada.

Após sua fuga, o governo brasileiro solicitou a extradição da parlamentar. O pedido foi enviado ao governo italiano após ser formalizado pelo STF em 11 de junho, e encaminhado pelo Itamaraty.

A Justiça italiana decidirá o futuro da extradição em audiência marcada para quinta-feira (18).

 

Leia mais

VEJA: Mãe confessa estupro da própria filha com o marido em SP

Matheus Valadares

Motorista dorme ao volante após bater em carro estacionado no bairro Betânia

Matheus Valadares

Adolescente fica tetraplégica após acidente em parque de camas elásticas nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!