26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
BrasilDestaques

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

STF determina busca e apreensão contra Silas Malafaia por suspeita de envolvimento em tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (20) uma operação de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia. Ele é aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Primeiramente, a medida, executada pela Polícia Federal (PF), ocorreu no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde também houve a apreensão de seu celular. Além disso, decisão judicial impõe restrições ao pastor, incluindo proibição de deixar o país e cancelamento imediato do passaporte, que deve ser entregue no prazo de 24 horas.

Suspeita de participação em atos de coação

Na decisão, Moraes cita informações da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ela aponta a atuação de Malafaia como “orientador e auxiliar das ações de coação” atribuídas a Jair Bolsonaro e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A análise da PF identificou conversas entre Jair Bolsonaro e Silas Malafaia a partir de 9 de julho deste ano, data do anúncio das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil — o que, segundo as investigações, teria desencadeado estratégias de articulação entre os envolvidos.

Restrição de comunicação e indícios de atuação estratégica

A Justiça também proibiu Silas Malafaia de manter contato com os demais investigados nos processos relacionados à suposta tentativa de golpe de Estado.

Conforme apontado pela decisão, a Polícia Federal concluiu que Malafaia atua “de forma livre e consciente” com os demais envolvidos. Assim, eles definem de estratégias de coação, difusão de narrativas falsas e organização de ações coordenadas. As ações teriam o objetivo de influenciar decisões do Poder Judiciário.

“Há fortes indícios de que Silas Malafaia atuou de forma dolosa e com unidade de desígnios ao lado de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro”, afirmou o despacho assinado por Alexandre de Moraes.

 

 

 

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!