23.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Moraes proíbe novos acampamentos na Praça dos Três Poderes

A decisão de Moraes tem como base a necessidade de preservar a segurança institucional e evitar a repetição de atos como os de 8 de janeiro de 2023.

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a proibição de novos acampamentos em um raio de 1 km da Praça dos Três Poderes, em Brasília. A decisão veio neste sábado (26), como medida de reforço à segurança pública na capital federal.

A decisão de Moraes também abrange:

  1. Esplanada dos Ministérios
  2. Áreas em frente a quartéis das Forças Armadas
  3. Locais com histórico de manifestações e concentrações políticas nos últimos anos.

O proferimento do despacho aconteceu no âmbito do Inquérito das Fake News (nº 4.781). De acordo com Moraes, a medida visa evitar a repetição de atos antidemocráticos como os ocorridos no 8 de janeiro de 2023. Naquela ocasião, aa Praça dos Três Poderes foi palco de atos violentos e invasões.

A princípio, a intimação da decisão deve ser cumprida pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Ele, inclusive, já exigiu a retirada de deputados acampados em frente ao STF. Ademais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também recebeu formalmente a informação sobre a medida.

Decisão ocorre após protesto de deputados

Além disso, a medida ocorre um dia após os deputados federais Hélio Lopes (PL-RJ) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO) montarem barracas de protesto pacífico em frente ao Supremo Tribunal Federal. Ambos os parlamentares já deixaram o local após negociação com o governador Ibaneis Rocha.

Medida visa reforçar segurança institucional

A decisão de Moraes tem como base a necessidade de preservar a segurança institucional e evitar a repetição de atos como os de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos Três Poderes foram invadidos por manifestantes.

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!