30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

Moraes vota para condenar mulher que pichou “Perdeu, mané” no STF

Participação nos atos de 8 de janeiro resulta em pena severa

FOTO/REPRODUÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão em regime fechado. Ela está presa por suposta participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Débora também sofre a acusação de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, em frente ao STF. A frase é atribuída ao presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022. Na ocasião, o ministro sofreu uma abordagem de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em um evento em Nova York.

O voto de Moraes, que é o relator do caso, ocorreu durante o julgamento virtual da Primeira Turma da Corte, que analisa a ação penal contra a acusada. Ela enfrenta várias acusações, incluindo tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O ministro destacou que “a ré Débora Rodrigues dos Santos confessadamente adentrou à Praça dos Três Poderes e vandalizou a escultura ‘A Justiça’, de Alfredo Ceschiatti, mesmo com todo cenário de depredação que se encontrava o espaço público”.

O julgamento virtual continua até sexta-feira (28). Os votos dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia ainda estão pendentes.

Defesa

Em nota enviada à Agência Brasil, os advogados Hélio Júnior e Tanieli Telles expressaram “profunda consternação” com o voto de Moraes. Eles consideram a condenação a 14 anos de prisão um “marco vergonhoso na história do Judiciário brasileiro”.

A defesa também defendeu que Débora nunca se envolveu em crimes e classificou o julgamento como “político”. Eles afirmaram: “Condenar Débora Rodrigues por associação armada apenas por ter passado batom em uma estátua não é apenas um erro jurídico – é pura perversidade. Em nenhum momento ficou demonstrado que Débora tenha praticado atos violent

Leia mais

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!